top of page

Lentes Fácicas

Alternativa à cirurgia a laser, essa modalidade de tratamento pode ser a melhor opção de tratamento em alguns casos

O objetivo final de qualquer cirurgia refrativa é a independência de óculos ou lentes de contato. Diferentes técnicas cirúrgicas estão disponíveis para alcançar esse objetivo, inclusive o uso de lentes intraoculares especiais, chamadas lentes fácicas. A escolha de qual modalidade de cirurgia a ser adotada, se dá pela avaliação criteriosa por parte do cirurgião de diversas características individuais dos candidatos.

 

Enquanto que a cirurgia a laser se propõe a remodelar a superfície do olho, na cirurgia de implantação de lente fácica, o cirurgião adiciona uma lente específica no interior do olho.

Essa modalidade de cirurgia é especialmente interessante em casos de graus elevados de miopia, ou em casos onde a cirurgia a laser é contra-indicada, devido a características indesejáveis da córnea (córnea fina, ceratocone em estágio inicial, etc.).

Esse tipo de cirurgia é realizada no IOCT há mais de 3 décadas. No ano 2000, o Dr. Fernando Trindade recebeu o prêmio máximo da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa, pelo seu trabalho entitulado "Importance of Proper ICL Vaulting". Nesse estudo foram definidas diretrizes internacionais para o posicionamento adequado dessas lentes no interior do olho.

Na sessão abaixo, alguns artigos científicos estão disponíveis para o aprofundamento no assunto

Agende sua avaliação com um de nossos especialistas em lentes fácicas

Prêmio máximo da ASCRS concedido ao trabalho sobre lentes fácicas

Fonte: American Society of Cataract and Refractive Surgery

Lentes fácicas

Implantação de lentes fácicas em olhos com alta miopia

Fonte: Journal of Cataract and Refractive Surgery

Alta miopia

Revisão da Literatura sobre diferentes técnicas de cirurgia refrativa

Fonte: The Cochrane Collaboration

Laser vs Lente Fácica
bottom of page