Implante Estenopeico

Um inovador projeto de pesquisa dirigido pelo oftalmologista mineiro Claudio Cançado Trindade vem atraindo a atenção de oftalmologistas em todo o mundo. Trata-se de um novo dispositivo intraocular, patenteado no Brasil, EUA e União Européia e produzido por uma conceituada empresa alemã fabricante de lentes intraoculares. (www.morcher.com)

O dispositivo desenvolvido, o qual deve ser cirurgicamente implantado dentro do olho, é capaz de melhorar a visão de pessoas portadoras de distúrbios da córnea. O mecanismo de ação é o efeito estenopeico, através do qual as aberrações corneanas são filtradas por um pequeno orifício no centro do dispositivo. Dessa maneira a visão se torna mais nítida, com importante melhora da qualidade de vida dos pacientes.

O trabalho vem recebendo, continuamente, premiações internacionais e destaque na comunidade oftalmológica, devido ao seu caráter inovador e resolutivo.

Em 2016, o dispositivo foi aprovado pela agência reguladora européia e recebeu o selo CE Mark. Desde então, vem sendo utilizado por cirurgiões de várias partes do mundo. (Brasil, Austrália, Africa do Sul, Portugal, Itália, Alemanha, Emirados Árabes). Cursos de capacitação para a nova técnica têm sido ministrados pelo Dr. Claudio Cançado Trindade, em diversos países.

A cirurgia de implante do filtro estenopeico está indicada em casos SELECIONADOS de ASTIGMATISMO CORNEANO IRREGULAR.

As principais causas são:

Distúrbios Visuais após cirurgias:

   Transplante de Córnea

   Ceratotomia Radial (Cirurgia de miopia com bisturi)

   LASIK

Ceratocone


Portadores de ceratocone que já tenham indicação de crosslinking devem fazer esse

procedimento para evitar que haja a progressão da doença. O crosslinking não afeta a

possibilidade de realização do implante do filtro estenopeico no futuro.

A cirurgia é apropriada para pacientes com idade superior a 40 anos.

O tratamento NÃO está indicado para doenças que afetam outras partes do olho, como doenças da retina, glaucoma, estrabismo.


Caso tenha dúvida se há indicação para o seu caso, uma avaliação deverá ser realizada através de uma consulta oftalmológica completa. 


Não atendemos nenhum tipo de convênio médico e o valor de procedimentos cirúrgicos não é informados por telefone.

 

Perguntas Frequentes

Como moro em outra cidade, seria possível avaliar meus exames antes da minha consulta, para ver se a cirurgia está indicada para o meu caso?

Infelizmente nossos médicos não podem emitir comentários ou pareceres sobre casos clínicos ou resultados de exames de imagem sem antes avaliar o paciente pessoalmente. 

Entendemos as limitações e transtornos impostos por eventuais deslocamentos.

Entretanto as indicações de tratamentos são determinadas por inúmeros fatores, sendo que um e nosso principal objetivo é atender de forma objetiva e correta.

É importante salientar que as indicações para a cirurgia apresentada no Globo Reporter são restritas a um grupo específico de problemas oculares. 

Devo me  programar para ficar em Belo Horizonte durante quanto tempo?

Caso haja indicação de tratamento cirúrgico, nossa equipe irá se esforçar para encontrar uma data satisfatória. Caso haja disponibilidade de horários em nosso Centro Cirúrgico, poderemos programar para realizar a cirurgia até no mesmo dia da consulta.
Porém é impossível antecipar a disponibilidade de horários em nosso Centro Cirúrgico.
O tempo de recuperação após uma cirurgia é muito variável, e depende de vários fatores. A data para alta após uma cirurgia pode variar, dependendo da recuperação de cada paciente, e do acesso a atendimento oftalmológico em sua cidade de origem. Geralmente, o recomendado é permanecer em Belo Horizonte por um período mínimo de 5 dias após a cirurgia.

Uso lentes de contato, devo suspender o uso antes da consulta?

O ideal é suspender por um período que permita o reestabelecimento da normalidade da superfície ocular, e eliminação de qualquer sensação de irritação e fotofobia. 


Sugerimos a suspensão do uso das lentes de contato por, no mínimo, 48h antes da consulta. Isso é válido para lentes gelatinosas ou rígidas. 


Porém, é possível que o médico solicite a repetição de todos os exames após um período mais prolongado sem lentes.

Minha consulta foi agendada para uma data muito distante. Seria possível antecipar?

Estamos constantemente recebendo solicitações para modificação de horários e antecipações. Em caso de desistências nossa equipe irá, AUTOMATICAMENTE, entrar em contato com os pacientes agendados, para oferecer antecipação de horário.

Como cancelar / alterar a data de minha consulta?

Caso tenha realizado agendamento online, é possível modificar sua data ou cancelar sua consulta atraves de nosso sistema online. 
Caso tenha realizado agendamento por telefone, as solicitações de alteração de data deverão ser realizadas pelo telefone. 
Em caso de desistências solicitamos a gentileza de cancelar sua consulta (pelo sistema online ou por telefone), para que outros interessados possam ser atendidos.

Em Destaque

Primeira Cirurgia nos EUA

O renomado oftalmologista americano Robert Osher apresenta, durante o congresso da Academia Americana de Oftalmologia em Chicago, a primeira cirurgia realizada nos EUA com o dispositivo pinhole.
Fonte: American Academy of Ophthalmology

Prêmio máximo nos EUA

Dr. Claudio Cançado Trindade recebe em Los Angeles, em Maio de 2017, o prêmio máximo do Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa. A decisão foi unânime entre os 9 oftalmologistas americanos que compuseram o juri. O trabalho premiado expõe os detalhes da técnica e os resultados obtidos com o novo implante intraocular estenopeico XtraFocus.

Prêmio MIT

Prêmio MIT

Dr. Claudio Cançado Trindade recebe do MIT o mais importante prêmio mundial para inovações tecnológicas. 

Entrevista EyeWorld

Dr. Claudio C. Trindade explica detalhes da técnica durante o Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa em São Paulo, Junho 2016.

Apresentação ESCRS London

Em Londres, Dr. Claudio Trindade apresenta a nova tecnologia em sessão dedicada a avanços na cirurgia de catarata.

Curso avançado é ministrado na Congresso da ASCRS

Curso avançado de 90 minutos, voltado para Oftalmologistas, sobre o Implante Estenopeico XtraFocus. Apresentado na Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa, Nova Orleans, Maio de 2016.

Implante Pinhole é destaque na Academia Americana de Oftalmologia

Material inovador do filtro estenopeico XtraFocus é citado em sessão sobre tecnologia, no congresso da Academia Americana de Oftlamologia.

Entrevista durante congresso na Índia

Nessa entrevista, Dr. Claudio Trindade explica o mecanismo de ação do novo dispositivo, durante o Congresso da Sociedade Asiática de Catarata e Cirurgia Refrativa.

Webinar para a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia

Nesse webinar, dirigido para oftalmologistas, detalhes do implante intra-ocular pinhole são apresentados pelo oftalmologista Claudio Trindade.
Promovido pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), da Associação Pan-americana de Oftalmologia (PAAO) e do Conselho Internacional de Oftalmologia (ICO)

Sessão "Hot Off the Press"

Renomado oftalmologista russo Boris Malyugin (inventor do Anel de Malyugin), destaca o trabalho do Dr. Claudio Trindade, durante a sessão “Hot Off the Press”. Durante o evento, as novidades mais “quentes” da oftalmologia atual são eleitas por um grupo de referências mundiais no campo da cirurgia oftalmológica.

Prêmios Recebidos

Compilação de premios recebidos pelo Dr. Claudio Trindade pelo Implante Estenopeico XtraFocus

Informações gerais sobre o implante estenopeico

Vídeo curto com informações gerais sobre o Implante Estenopeico XtraFocus para astigmatismo irregular. Inclui especificações, indicações e uso de injetor.

Implante Pinhole

Eyes for Innovations

Matéria de capa da revista européia Cataract and Refractive Surgery Today destaca a trajetória de oftalmologistas que contribuem com inovações.

Artigo Estado de Minas Pinhole

Reportagem Jornal Estado de Minas

Matéria sobre o implante estenopeico XtraFocus, no Jornal Estado de Minas

Best of 2014

Lista CRST Best of 2014

Implante pinhole XtraFocus integra lista das mais importantes inovações na Oftalmologia em 2014

Implante pinhole

Matéria revista Cataract & Refractive Surgery Today

Publicação européia acredita que tecnologia desenvolvida pelo oftalmologista mineiro Claudio Trindade tem futuro promissor.

Filtro estenopeico

Jornal Brasileiro de Oftalmologia

Implante Intraocular XtraFocus é destaque no Jornal Brasileiro de Oftalmologia

Filtro Estenopeico

Jornal da Associação Médica de Minas Gerais

Publicação cita Implante Intraocular XtraFocus

  • IOCT no Facebook
  • IOCT no Instagram
  • IOCT no Youtube

contato@ioct.org

31-2534-5454

Rua Manaus 595
Belo Horizonte - MG
30150-350

©2019 by IOCT